quinta-feira, julho 28, 2005

quinta-feira, julho 21, 2005

TV Cultura

Confesso,que eu sou a primeira a cair no discurso da alienação da tv ; e ficar maravilhada com aqueles que afirmam nunca terem possuído uma ou usarem-na de forma decorativa. Mas ,há alturas em que revejo essa posição e acho-a estupidamente dogmática( acabei de inventar a expressão,e gosto dela). Quais são as imagens mentais que temos quando falamos de tv? O lixo,claro. Mas há mais.Muito mais. è uma questão de escolha,claro. Eu não conseguiria passar sem o humor demente de The Office ; sem a dramaturgia de Allan Ball em "Sixt Feet Under"( só esta série obriga a compra de um aparelho), sem o sexo de Couppling,sem os mistérios de C.S.I; sem a loucura do Connan ,entre outros... Isto tudo, só para alertar que a tv2 passa esta semana documentários do ICAM ; e hoje "Mais Alma"-sobre o processo de criação do teatro em Cabo Verde.

domingo, julho 17, 2005

Blogs

o teste: que blogger português voçe é? diz-me que eu sou como o amigo maradona( www.acausafoimodificada.blogspot.com). ora,eu que sempre ambicionei ser erudita,não falo de gajas nem de toyotas mas não quero ser maçon ; considero isto um elogio. o maradona é um erudito( e com sentido afiado de humor). p.s: para perceber este post,há que ler www.oacidental.blogspot.com

Convite

Amanhã é dia de mais uma conversa da Plateia. Terá lugar no café da Fnac(Sta Catarina) ; com a equipa criativa do espetáculo " Os canhões de Nabarone"- Panmixia. pretende,ser como sempre uma oportunidade para conhecer e conversar com os criadores do Porto. Até lá!

the sky is the limit

Fura

Hoje,ás 22.30 o espectáculo que inaugurou a edição do festival de teatro clássico de Mérida, baseado no mito de Prometeu; realizado pelos Fura dels Baus. A não perder!
ensaios no crepusculo

domingo, julho 10, 2005

Tertúlia

o Círculo Feminino pretende ser um espaço informal de conversa,discussão,leitura sobre as questões masculino/feminino. ocorre sob a forma de tertúlia ,uma vez por mês, no espaço Artes Múltiplas no Porto, das 19h em diante... a ideia inicial é de menina azulada,cduarte e micaela cardoso mas pretende-se aberto e povoado de gente:) o primeiro encontro deu-se no passado dia 16 de Maio ,o segundo será esta segunda-feira com " O Corpo" como pano de fundo. nota: as tertúlias,que foram a marca de uma geração,sobretudo no plano artístico-intelectual,parecem estar a ressurgir. outrora,espontâneas , depois desaparecidas ,hoje apesar de terem horário ,data,tema são um ponto de encontro entre amigos/desconhecidos/ inadvertidos e servem de pausa na corrida frenética dos nossos dias. para as artes e o desenvolvimento das mesmas é fundamental este espaço ,de liberdade e puro gozo da conversa. Repensar-se a si,à criação,e sobretudo desenvolver a qualidade de escuta com o outro é urgente. acredito mesmo que parte do nosso atraso artístico deve-se a uma entropia narcísica que esqueceu o diálogo e o debate( de preferência,acalorado). Para álem do circulo feminino, a Plateia- associação de profissionais das artes cénicas organiza "Conversas da plateia"- conversas ás segundas-feiras,na fnac de sta catarina para falar sobre os espectáculos da cidade,e O Bando organiza um almoço de convívio todos primeiros sábados do mês "o que é a felicidade? ", na magnífica quinta. Com características diferentes e peculiares,é o gosto pela conversa que move todos estes encontros. Apareçam! visite:http://circulonofeminino.blogspot.com www.plateia.blogspot.com

sexta-feira, julho 08, 2005

No comments

todos os dias no jornal "euronews" há uma pequena secção,uma imagem de um acontecimento eleita para ser "no comments"- normalmente um acontecimento maior que parece dispensar qualquer comentário sobre o mesmo. é assim que me sinto perante os atentados de Londres. porque não basta dizer ou saber que se trata de um acto hediondo,porque abala a nossa confiança no outro ,no próximo,porque muita demagogia será feita a partir deste trágico evento. porque parece-me sempre que o pouco que poderia dizer seria inadequado,senão mesmo desconcertado. resta-me ler,ver e (re)ver as notícias e reflectir . e sobretudo não esquecer.

terça-feira, julho 05, 2005

La rose et la hache

théatrê odeon- mise-en scéne: georges lavadaunt

XXII Festival de Teatro de Almada

o verão é prodígo,por essa europa fora ,em festivais de teatro,música e manifestações culturais que visam atrair turismo para além de alicercar a cultura do país residente. em Portugal,temos felizmente uma excepção ao marasmo cultural que grassa na época balnear: o Festival de Teatro de Almada. Almada recebe sempre os mestres da cena teatral,possibilitando espectáculos memoráveis que de outra forma não teríamos acesso,espalha-se pela cidade em diversos palcos, celebra este ano a abertura do teatro municipal, acolhe a diversidade do teatro que por cá se faz. Almada é a celebração do teatro como festa,partilha. Este ano,há muito por ver: Philippe Genty,Georges Lavaudant e o Théatrê Odeon,Ricardo III pelo Centro Dramático Galego, um ciclo sobre Jean-Luc-Lagarce, Denis Marleau ,entre inúmeros outros... Festival de Teatro de Almada 4 a 18 de Julho CCB,Teatro da Trindade, Escola Secundária António Costa,Culturgest ver toda a informação em www.ctalmada.pt

Em Cena

www.nabarone.no.sapo.pt

domingo, julho 03, 2005

Razões para sorrir

para sempre mozart- jean -luc godard,ontem ás 22.30 na casa das artes cinema fora de sítio-Culturporto/Inatel

sábado, julho 02, 2005

bonjour,tristesse

uma lembrança é como um carcoma. pode até não matar,mas corroí. de-va-gar. com vagar. hoje lento. amanhã um pouco mais.subtilmente. á superfície nada. a face como uma esfinge .impassível. moderato sotille. a televisão apregoa hipóteses de felicidade,tudo é aqui e agora e as-you-like-it. a tristeza é combatida com pílulas . o esquecimento é a próxima droga a ser vendida no mercado. compõe a cara.ri outra vez. não tão alto. sorri agora.esboça um leve sorriso. bebe um ou dois copos de vinho. endireita a coluna. não ouças tudo que te dizem. acredita no que quiseres. e guarda o silêncio da tua dor estridente.