sábado, janeiro 31, 2009

Propostas para hoje , 31 de janeiro

Teatro na Vilarinha em dose tripla 19:00h XaTa Tenda de Saias 21:30h Belas Atrozes V+ Companhia de Teatro 23:30h Comédia com Leite Ricardo Leite Raskatarsis no Clube Literário do Porto , entrada grátis indie ,vindo da Estónia para saber mais : www.vmaisteatro.blogspot.com www.clubeliterariodoporto.blogspot.com --

quinta-feira, janeiro 22, 2009

O que andamos a ler

Se o nome de Jorge de Sena só passa a figurar nos palcos portugueses a partir de 1978 , é razão para nos questionarmos que tipos de Censura obstaram à sua realização como dramaturgo de pleno direito. Mas quaisquer que tenham sido as origens da restrição , uma das quais,e não a menor , terá sido o histórico preconceito dos agentes teatrais em relação a autores oriundos da escrita literária- lembrados, decerto, do célebre e polémico panfleto do encenador francêsz Gaston Baty ( « Sire le mot», de 1926) contra a dominância da palavra no teatro, que lançou um anátema sobre os dramaturgos , a que não escaparam autores como Gide, Mauriac , Giradoux, Montherlant, Sartre, Audiberti, Pinget, Sarraute, Duras e o Beckett das primeiras peças-, há razão para afiramr que o generalizado clima censório temeu a importância da sua voz como denunciadora de um sistema de compromissos e silêncios que amordaçaram , durante bem mais de meio século, o teatro e a vida em Portugal. in Jorge de Sena, Uma Ideia De Teatro( 1938-71) , de Eugénia Vasques , Edições Cosmos ps: uma preciosidade este livro, importantíssimo para pensar Jorge de Sena , e celebrar o pensamento sobre o teatro, em concreto a cena portuguesa pela mão de Eugénia Vasques . uma pérola , vendida pelo inacreditável preço de dois euros , numa feira de natal do livro , no metro do porto.

Em cena- Recuperados

Sinopse: Uma reprimenda do pai. Uma chamada de atenção da professora ou do patrão. Uma pergunta incómoda. Ainda me amas? Tiveste saudades minhas? Estás sozinho? Inventamos constantemente palavras para esconder o que desejamos realmente dizer. Mantemos escondido um eu que não queremos apresentar a ninguém. Guardamos no armário uma personalidade para cada dia da semana que vestimos para poder sair de casa. Desenvolvemos a arte da invisibilidade: não vermos os outros e não sermos vistos. Recuperados conta-nos as palavras que são caladas antes de serem ditas. Mostra-nos os fantasmas que dormem à porta da nossa casa, homens e mulheres que se suicidam em vida, os invisíveis que viajam connosco nos autocarros, que estão ao nosso lado no balcão de um café e que passam por nós na rua. Mostra-nos que na realidade estamos todos sozinhos. Que atravessamos a vida com os ombros encolhidos. Recuperados é o espaço onde podemos ouvir as palavras que ficam por dizer. Onde vemos as pessoas que não queremos ver e que nunca querem ser vistas. Pessoas feitas de sombras, leves como o ar, transparentes e reais.

domingo, janeiro 04, 2009

Los Hermanos - Anna Júlia , ou a alma em estado pop/rock

nota: para aqueles que acompanham este blog ( uma imensa minoria silenciosa, lembrando os ouvintes da xfm) e notem a evolução deste blog de teatro / trabalho para um blog mais pessoal, fica a adenda : continuamos a pesquisar e a pensar em novas secções, notícias , ligadas ao teatro ,mas dentro em breve terei um site, para que o blog possa ser mutatis , mutandis mais flexível:)