sexta-feira, julho 08, 2005

No comments

todos os dias no jornal "euronews" há uma pequena secção,uma imagem de um acontecimento eleita para ser "no comments"- normalmente um acontecimento maior que parece dispensar qualquer comentário sobre o mesmo. é assim que me sinto perante os atentados de Londres. porque não basta dizer ou saber que se trata de um acto hediondo,porque abala a nossa confiança no outro ,no próximo,porque muita demagogia será feita a partir deste trágico evento. porque parece-me sempre que o pouco que poderia dizer seria inadequado,senão mesmo desconcertado. resta-me ler,ver e (re)ver as notícias e reflectir . e sobretudo não esquecer.

3 comentários:

Madalena disse...

Querida Renata, não conseguimos mesmo esquecer. Eu não vejo imagens! Eu não ouço os depoimentos, por muito bons e dignos que possam ser. Eu só quero honrar a dor dos que sofrem a perda de alguém. Eu só quero honrar os que perderam a vida. Mas eu quero ter coragem de continuar a fazer as coisas, como todos fazemos, todos os dias... Quero ter força para não ter medo e essa não sei onde a vou buscar!
Beijinho, querida Renata!

Flávio disse...

Londres está longe de Lisboa, mas senti o impacto das explosões como se fosse na porta ao lado. O que há de tão assustador, acho eu, nestes actos terroristas é a sua total ausência de regras. Numa guerra tradicional há, apesar de tudo, algumas normas: o inimigo tem rosto, fazem-se ultimatos ou declarações de guerra, as pessoas preparam-se. No terrorismo, não. A morte surge do nada, sem pré-aviso. Tal como naquele filme do Fritz Lang: os assassinos estão entre nós.

Flávio disse...

Estava aqui a recordar-me de uma reportagem sobre o 11 de Setembro que vi em tempos na CNN. Lembro-me do filho de um dos pilotos mortos que, no funeral do pai, lia em voz alta uma listinha de todas as boas recordações juntos. Nunca odiei tanto o terrorismo como durante esses três minutos.